Quando Eldorado do Sul foi atingida pelas enchentes, a Redemac foi além do discurso e uniu esforços para reconstruir um símbolo de cidadania e esperança.
Quando as águas do Guaíba invadiram Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, em maio de 2024, não apenas inundaram ruas e casas. Elas levaram sonhos, rotinas e certezas. Entre os afetados, estava a Arena Três Cocos, um pequeno campo de futebol que é, na verdade, um gigante: o coração de um projeto social que acolhe crianças da região das Ilhas. A devastação das águas não conhece limites, mas a força das pessoas também não. E é aí que entra a Redemac, rede associativa de lojistas de materiais de construção que atendemos na Bistrô já há uma década.
No quadro “Transformando o Jogo”, do Globo Esporte RS, em parceria com a apresentadora Alice Bastos Neves, reconstruir a Arena Três Cocos virou muito mais que um projeto de mídia que contratamos para nosso cliente. Em uma série de quatro episódios patrocinados pela Redemac, promovemos uma transformação: em três semanas – um piscar de olhos no tempo da publicidade – o que era ruína virou renascimento.
Imagine um campo vazio, suas traves mergulhadas em lama, seus sons de risadas e bolas chutadas silenciados. Essa era a Arena Três Cocos após as enchentes. Mas aquele espaço vai além da função de um campo. É uma das casas do Genoma Colorado, projeto onde o futebol ensina passes e também cidadania, valores, coletividade. Como não arregaçar as mangas diante de uma causa tão urgente?
A Redemac não se encolheu. Com a força de seus lojistas, fornecedores parceiros e uma estratégia integrada planejada pela Bistrô, transformou a destruição em um espetáculo de solidariedade. A loja local da Rede, também afetada pela cheia, levantou-se junto com a comunidade que atende. Essa é a essência do associativismo: uma visão solidária do mundo e dos negócios.
O projeto também ilustra a importância de unir propósito a uma estratégia comercial bem delineada. A customização de um quadro de conteúdo em um programa de grande audiência como o Globo Esporte RS permitiu alcançar tanto o coração quanto a mente do público. Envolvemos fornecedores parceiros da Redemac, integrando uma estratégia de product placement durante a execução da obra, conectando os valores da marca ao cotidiano das pessoas.
Além disso, a comunicação ao redor do projeto reforçou os pilares da Redemac: transformação, reforma e construção – não só de espaços físicos, como de laços sociais. A publicidade costuma contar histórias. Com a Redemac, fomos além: construímos histórias. Chamamos isso de storydoing. Não se trata de criar narrativas perfeitas, mas de viver e entregar algo real para a comunidade. Reformar a Arena Três Cocos foi uma reafirmação de valores.
Valores que já haviam marcado outros projetos emblemáticos criados pela Bistrô para a Redemac, como o Meu Galpão de Cara Nova, um concurso cultural para CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) do estado concorrerem a um vale-reforma. Agora, a Redemac deu um passo adiante. Uniu (re)construção e esporte – dois universos que, em essência, falam de transformação. A história que contamos da Arena Três Cocos é um lembrete de que as marcas têm um papel social, algo em que acreditamos fortemente aqui na Bistrô.
Como publicitário, vejo nesse projeto um exemplo do que as marcas devem buscar hoje: relevância. Vivemos uma era em que discursos vazios devem ser superados por ações tangíveis. O público quer marcas que se engajem ativamente em soluções.
Que este seja um convite para as empresas arregaçarem as mangas e apostarem no verdadeiro poder da conexão humana. No final das contas, o maior resultado que uma marca pode ter é ser lembrada não apenas pelo que vende, mas pelo que constrói.
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