CANOAS SHOPPING
A comunidade envolvida
Planejando o calendário de varejo para investir na relação com os clientes e a cidade.
O cliente
O Canoas Shopping é um dos grandes centros comerciais da Região Metropolitana de Porto Alegre, com fluxo mensal de 1 milhão de clientes. Atendido pela Bistrô de 2013 a 2019.
Desafio
O anúncio e o ingresso efetivo de um concorrente forte na cidade de Canoas, pertencente ao grupo Multiplan, motivou uma busca por um novo posicionamento para a marca, que valorizasse seus principais ativos.
Insight
O Canoas Shopping possui vínculo com a cidade, tem raízes. Que tal valorizarmos em nosso conteúdo as pessoas?
Elas:
mulheres reais em foco
A exposição “Elas - Mulheres Reais em Foco” (2017) trouxe histórias de canoenses batalhadoras para ilustrar a força e coragem femininas como ação do Dia Internacional da Mulher. Todas as mulheres que passavam pelo lounge da ação também poderiam contar suas histórias, serem fotografadas e integrarem uma galeria virtual inspiradora nas rede sociais do Canoas Shopping.
A Bistrô propôs ao Canoas Shopping uma exposição 100% acessível, em homenagem ao Dia de Luta das Pessoas Com Deficiência, concebida e executada por especialistas na área.
Prêmio Colunistas Sul
Ouro em Inovação
Prêmio ABRASCE
Finalista em Sustentabilidade
140 mil
impactos de
mídia do projeto
R$ 150 mil
em mídia espontânea
10%
de aumento no fluxo de visitantes
#PraCegoVer
Fomos o shopping pioneiro da região em adotar a hashtag #PraCegoVer, dentro do Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência. A iniciativa acabou levando à adoção da data dentro do calendário do empreendimento, levando ações do Digital para o físico. A #PraCegoVer inspirou a criação de uma exposição no Shopping sobre acessibilidade, que viria a ser premiada por sua inovação.
Vozes femininas
Os eventos comemorativos ao Mês da Mulher no Canoas Shopping viraram uma tradição, numa perspectiva de protagonismo das mulheres reais. Em um dos anos, a proposta foi o ciclo de debates “Vozes Femininas”.
Arena dos Sonhos
Outra ação social desenvolvida pela Bistrô, em parceria com a Smile Flame, foi a Arena dos Sonhos, que levou crianças cadeirantes e com baixa mobilidade a realizarem o sonho de jogar uma partida de futebol com craques e ídolos, em pleno Canoas Shopping, unidos através de uma bota especialmente criada para esse fim.
Prêmio ABRASCE
Arena dos Sonhos Canoas Shopping
Finalista em Sustentabilidade
Redes Sociais
Um posicionamento digital foi desenvolvido nas redes sociais, construindo conteúdos de relacionamento e informação para o cliente, com significativa ampliação da base de fãs. Criamos um padrão visual consistente e harmônico para os conteúdos.
160%
de crescimento na fanpage do Shopping
500 mil
checkins na
fanpage do Shopping
Personagens
Ao longo dos anos em que atendeu o Canoas Shopping, a Bistrô criou personagens para as campanhas e ações de mall do empreendimento, buscando gerar identificação com o público infantil e personalidade para o conteúdo gerado pelo Shopping nas redes sociais. Essa abordagem cria uma linguagem de comunicação afetiva para a marca.