FSG
Ser grande é ter você
A construção da marca de um centro universitário a partir de histórias reais e inspiradoras.
O cliente
O Grupo FSG foi atendido pela Bistrô de 2009 a 2017, em suas diversas unidades, até a aquisição pela Cruzeiro do Sul Educacional. Nesse período, a Faculdade da Serra Gaúcha virou o maior centro universitário privado do RS.
Desafio
O trabalho da Bistrô para o Grupo FSG contemplava todas as etapas do funil: awareness, captação, conversão e fidelização. Criamos campanhas para destacar a FSG como marca afetiva, próxima, contada através de histórias reais.
Campanha Institucional
Histórias reais de pessoas que superaram dificuldades para construir um futuro melhor através da Educação inspiraram o trabalho de construção de marca para a FSG.
A proximidade com os alunos sempre foi vista como diferencial competitivo, e é esse valor que trouxemos para campanhas institucionais de posicionamento, capaz de diferenciar a FSG dos demais players do segmento, em especial da UCS, a grande universidade da região da serra gaúcha.
A mensagem que trabalhamos foi a de que a grandeza de uma instituição de ensino é dada por sua gente - e não pela estrutura física.
Resultados no período em que a Bistrô atendeu o Grupo FSG
O número de alunos saltou de
4.879
para mais de
8.000
alunos apenas na Graduação Presencial (e 10.000 alunos no total)
O número de matrículas na Graduação Presencial cresceu
68%
A participação de mercado do Grupo FSG na região, considerando a Graduação Presencial, saltou de
13%
para
22%
Evolução de matrículas na modalidade presencial em IES privadas
Microrregião de Caxias do Sul
FONTE: MEC / INEP
Imagine-se!
As campanhas desenvolvidas no período buscavam traduzir também uma marca aspiracional, de uma instituição em franco crescimento, que dava ao aluno a possibilidade de expandir seus horizontes e imaginar-se em outro estágio da vida.
A FSG foi a única Instituição de Ensino Superior da região a manter uma trajetória ascendente durante todo o período, sem exceção
Relação com escolas
Além das campanhas de captação junto ao público de Ensino Médio das cidades atendidas pela FSG, participamos da concepção de estratégias para ampliação do vínculo com as escolas, como feiras de profissões e programas de relacionamento com alunos.
A chegada do EAD
Quando a FSG ingressou no universo do Ensino a Distância, a Bistrô criou o conceito “No seu tempo. Pra sua vida”. A proposta era retratar, usando banco de imagens, diferentes aspectos da vida de um aluno. A composição de fotos permite fugir do lugar comum de instituições de ensino superior, mesmo com a utilização de um recurso limitado.