COMUNICARE
O som das cores

A memória auditiva-afetiva
como conteúdo de marca
em estratégia ‘on/off'.
O cliente
A Comunicare é a maior revenda Signia do Brasil, com 44 unidades próprias. É também uma das 150 melhores empresas para trabalhar do país pelo ranking Great Place To Work.
O desafio
Criar um conteúdo digital relevante para além da abordagem técnica e comercial, a fim de gerar engajamento não só com o público-alvo (majoritariamente idosos), mas também com o público influenciador da compra (as famílias).

A partir do patrocínio da Comunicare à exposição artística Ear Parade, realizada em São Paulo, criamos um conteúdo digital proprietário: um vídeo de registro do projeto do artista Negritoo, com ensaios sobre “o som das cores”. A trilha, composta especialmente para o material em parceria com a Eroica, produtora audiovisual especializada em arte e cultura, procura traduzir as emoções geradas pelo som.





Conteúdo em Redes Sociais
No Facebook e no Instagram da Comunicare, trabalhamos os sons que emocionam como uma editoria de conteúdo de engajamento com o público, usando pequenos vídeos que estimulam o fã a tocar na imagem e acessar afetivamente aquele som específico.




Perfis
atitudinais
3%
Deixando
a vida
“Não tenho esperança sobre o que vem pela frente”
25%
Levando
a vida
“Vou levando a vida do jeito que dá e que eu consigo”
72%
Curtindo
a vida
“Vivo buscando melhorar minha qualidade de vida”
Para desenvolver o posicionamento das marcas que atende, a Bistrô recorre a pesquisas e diagnósticos de mercado que forneçam insights para o trabalho.
No caso da Comunicare, nos perguntamos:
Como é a nova terceira
idade no Brasil?
O Brasil é o
país com a mais
alta taxa de envelhecimento da população
do planeta.

Conectados
Eles estão cada vez mais familiarizados com seus smartphones, usam a internet para se conectarem a amigos e familiares e estão em busca da conveniência oferecida pelos e-commerces.

Celebrators
Viagem é o grande sonho de consumo do brasileiro em geral. E a terceira idade tem sido um público ávido por conhecer novos destinos.
5,2 mi
de idosos
conectados
querem
viajar mais
83%
35%
querem ser
mais respeitados
31%
querem
namorar mais
Aumento de busca de interação social, viagens e outras formas de lazer.
Fato que contrasta com a personalidade que idosos com deficiência auditiva passam a apresentar, por suas limitações.
“
Dançar é melhor para cérebro de idosos que outros exercícios."
A música é um estímulo potente para a evocação de lembranças, que ampliam o significado do ‘ser velho’."
“



Fontes: IBGE / Quorum Brazil / Oficina Sophia Retail e ECGlobal / Kricos PB, Lesner SA / Frontiers in Human Neuroscience / L. M. C. Tourinho
O som, portanto, é um elemento de forte aspecto social, fisiológico e emocional na vida do nosso target.

É isso que as campanhas e o posicionamento da Comunicare buscam evidenciar, evocando emocionalmente a importância do som na vida do nosso público-alvo.