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COMUNICARE

O som das cores

A memória auditiva-afetiva
como conteúdo de marca
em estratégia ‘on/off'.

O cliente

A Comunicare é a maior revenda Signia do Brasil, com 44 unidades próprias. É também uma das 150 melhores empresas para trabalhar do país pelo ranking Great Place To Work.

O desafio

Criar um conteúdo digital relevante para além da abordagem técnica e comercial, a fim de gerar engajamento não só com o público-alvo (majoritariamente idosos), mas também com o público influenciador da compra (as famílias).

A partir do patrocínio da Comunicare à exposição artística Ear Parade, realizada em São Paulo, criamos um conteúdo digital proprietário: um vídeo de registro do projeto do artista Negritoo, com ensaios sobre “o som das cores”. A trilha, composta especialmente para o material em parceria com a Eroica, produtora audiovisual especializada em arte e cultura, procura traduzir as emoções geradas pelo som.

O projeto “O som das cores” rendeu também uma extensão do conteúdo para o Spotify, em playlists “coloridas” que traduzem moods do dia-a-dia.

PLAYLIST

Entrando em forma

Associado à alegria e à concentração, o amarelo é a cor da animação. O tom vibrante estimula as atividades mentais e o raciocínio, além de proporcionar uma sensação de atenção. Por isso, a playlist amarela é a ideal para focar na academia. Vem, verão.

PLAYLIST

Pra ficar animado

Alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso: esses são os significados para o laranja. É por isso que as palavras-chave desse tom são entusiasmo, espontaneidade, comunicação e energia. Então, nada mais justo que seja a cor da playlist para jogar o astral lá em cima.

PLAYLIST

Músicas para apaixonados

O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Também estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, eleva a autoestima e dá energia ao corpo. Mas, acima de tudo, é a cor quente, como os corações apaixonados são.

PLAYLIST

Calma na alma

O azul é uma cor fria que simboliza o céu, a água e o infinito. O significado remete à tranquilidade, serenidade e harmonia. Nada melhor que uma lista de músicas calmas para o tom. Suave na nave: esse é o clima da playlist azul. Para entender, é só ouvir.

Conteúdo em Redes Sociais

No Facebook e no Instagram da Comunicare, trabalhamos os sons que emocionam como uma editoria de conteúdo de engajamento com o público, usando pequenos vídeos que estimulam o fã a tocar na imagem e acessar afetivamente aquele som específico.

Perfis

atitudinais

3%

Deixando

a vida

“Não tenho esperança  sobre o que vem pela frente”

25%

Levando

a vida

“Vou levando a vida do jeito que dá e que eu consigo”

72%

Curtindo

a vida

“Vivo buscando melhorar minha qualidade de vida”

Para desenvolver o posicionamento das marcas que atende, a Bistrô recorre a pesquisas e diagnósticos de mercado que forneçam insights para o trabalho. 

No caso da Comunicare, nos perguntamos:

Como é a nova terceira
idade no Brasil?

O Brasil é o

país com a mais

alta taxa de envelhecimento da população

do planeta.

Conectados

Eles estão cada vez mais familiarizados com seus smartphones, usam a internet para se conectarem a amigos e familiares e estão em busca da conveniência oferecida pelos e-commerces.

Celebrators

Viagem é o grande sonho de consumo do brasileiro em geral. E a terceira idade tem sido um público ávido por conhecer novos destinos.

5,2 mi

de idosos

conectados

querem

viajar mais

83%

35%

querem ser

mais respeitados

31%

querem

namorar mais

Aumento de busca de interação social, viagens e outras formas de lazer.

Fato que contrasta com a personalidade que idosos com deficiência auditiva passam a apresentar, por suas limitações.

Dançar é melhor para cérebro de idosos que outros exercícios."

A música é um estímulo potente para a evocação de lembranças, que ampliam o significado do ‘ser velho’."

Fontes: IBGE / Quorum Brazil / Oficina Sophia Retail e ECGlobal / Kricos PB, Lesner SA / Frontiers in Human Neuroscience / L. M. C. Tourinho

O som, portanto, é um elemento de forte aspecto social, fisiológico e emocional na vida do nosso target.

É isso que as campanhas e o posicionamento da Comunicare buscam evidenciar, evocando emocionalmente a importância do som na vida do nosso público-alvo.

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PORTO ALEGRE | SÃO PAULO

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