LILYBI E ORTOPÉ
Crianças empoderadas
Abordagem do público infantojuvenil para o lançamento de marcas e produtos.
O cliente
A Lilybi foi uma iniciativa da Piccadilly para ingressar no mercado de calçados infantis com uma nova marca. A Bistrô foi chamada para criar a identidade visual, conceito e as campanhas de lançamento.
Objetivo
Em um cenário super competitivo, como buscar um posicionamento de marca que pudesse destacar Lilybi?
Estratégia
Entendemos que era importante trazer a menina Lilybi para um universo de brincadeira e diversão, e não apenas moda.
É divertido
ser menina
Para posicionamento da nova marca, entendemos que era necessário não apenas incentivar meninas a “serem quem elas quiserem”, mas também a encontrarem essa inspiração e força dentro delas próprias, para formar uma adolescente mais autoconfiante e capaz de não se espelhar em estereótipos.
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A atriz Mel Maia, reconhecida pelo seu talento como atriz mirim, foi escolhida para protagonizar a campanha de lançamento da nova marca, traduzindo o espírito das meninas Lilybi.
Jingle Lilybi
Um elemento fundamental da expressão do nosso público é a música, parte indissociável do dia-a-dia dos jovens. Aplicativos como musica.ly, depois TikTok, vêm confirmando essa tendência, que previmos ao pensar em um jingle “chiclete” para a marca.
Dim, dim dim
Lilybi diz assim
Vou sair do camarim
Vou pular pelo jardim
Vou ser tudo que eu quiser
Vou ser dez no boletim
Minha roupa tem cetim
No meu lanche gergelim
De sapato Lilybi eu sou assim
Uma hora manequim
Outro dia espadachim
Eu posso tudo eu posso sim
Lilybi, Lilybi… Lilybi!
“
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Segundo o livro “Criando Meninas”, da psicóloga Gisele Preuschoff, as meninas crescem mais corajosas e aceitam mais facilmente desafios que meninos. Porém, é durante a pré-adolescência que crescem as suas inseguranças e diminui sua autoestima. Muito disso se dá pelo fato de serem desencorajadas a irem além.
As campanhas criadas para a Lilybi com a atriz Mel Maia e também com a cantora mirim Rafa Gomes, finalista do The Voice Kids, procuravam justamente associar a marca a um discurso de empoderamento das meninas, fugindo do lugar comum da concorrência.
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O cliente
A Ortopé é uma marca tradicional de calçados infantis brasileira, fundada em 1956 na cidade de Gramado. Hoje, integra o Grupo Paquetá.
Desafio
A Ortopé inovou quando lançou no mercado o tênis Estica e Puxa, nome dado ao novo sistema de fechamento dos tênis, onde borrachinhas resistentes, coloridas, customizáveis e colecionáveis substituem os tradicionais cadarços. A partir daí, a inovação em produto passou a ser um eixo estratégico para o crescimento da marca.
Objetivo
Dois produtos inovadores, porém de difícil comunicação, traziam grandes novidades
ao mercado
Estratégia
Era importante deixarmos claros os atributos inovadores do produto em seu naming, identidade visual e campanhas
O lançamento do Ortopé ZipMax trazia o desafio de comunicar diversos atributos (rodinhas, luzinhas recarregáveis e mudança do cabedal com zíper). A ideia criativa da campanha foi, através de um jingle e da demonstração do produto em uso, trazer informações ao cliente sobre as inovações do produto.
Embalagem especial
Inspirados pelos joysticks clássicos, criamos a embalagem especial para o ZipMax, um item colecionável e top de linha, como o produto.
Identidade visual
No naming, na identidade e na campanha, trabalhamos aspectos fundamentais da inovação de produto: a presença do zíper pra mudança de cabedal e os atributos que tornam o produto diferenciado.
No ano seguinte, o lançamento de um novo produto inovador teve também a participação da Bistrô na definição de naming, identidade visual e campanha.
O Ortopé LetraLED permite que palavras sejam programadas para exibição em um painel de LED oculto no cabedal do tênis. O desafio aqui também era dar destaque aos atributos comerciais do novo produto.